quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Meu plano de parto

Um plano de parto serve pra deixar bem claro os desejos da mãe no que dizem respeito ao corpo dela e ao nascimento do seu bebê. Dessa forma, se houver algum contra-tempo e eu não puder ser atendida por minha médica, quem me atender saberá quais os procedimentos que eu optei em ter ou não.
Tenho quase 30 anos de idade (risos), este é o meu primeiro bebê e eu não tenho o hábito de me exercitar com regularidade (sedentária).
Deixo claro que mesmo assim, não gostaria de passar pôr uma cesariana.
Em relação ao plano de parto e de acordo com muitas pesquisas estamos cientes de que o parto pode tomar um rumo diferente. Mesmo assim, este plano de parto será apresentado a minha médica, a minha doula, aos enfermeiros, aos avós, aos tios, enfim, à todos para que saibam o que nós três gostaríamos de fazer em uma hora tão importante.

Trabalho de Parto
  • Presença de meu marido e doula.
  • Sem tricotomia (raspagem dos pelos pubianos) e enema (lavagem intestinal).
  • Sem perfusão contínua de soro e ou ocitocina. ( prefiro que esse hormônio chamado ocitocina seja o do meu próprio organismo)
  • Liberdade para comer, beber água e sucos enquanto seja tolerado.  ( não quero ser alimentada por soro intravenoso. Assim tenho liberdade para me movimentar)
  • Liberdade para caminhar e escolher a posição que quero ficar. ( tendo liberdade de movimentos (que já foi citado acima), eu posso encontrar posições que amenizem o desconforto das contrações)
  • Liberdade para o uso ilimitado da banheira e/ou chuveiro. ( a água quente faz milagres para aliviar dores e relaxar o corpo)
  • Monitoramento fetal: intermitente e não contínuo. ( isso não é necessário pôr eu ser uma gestante de baixo risco. A médica vai escutar o coraçãozinho do bebê de tempos em tempos, mas não será contínuo)
  • Analgesia: peço que não seja oferecido anestésicos ou analgésicos. Eu pedirei quando achar necessário. A preferência é para métodos naturais. ( claro que tenho medo dessa tal dor que todo mundo fala, mas vou optar por não tomar remédios porque sei que da mesma forma que ela recebi tudo que eu como, bebo e os hormônios que libero, também recebe todo o medicamento que eu tomar)
  • Sem rompimento artificial de bolsa. 

Parto
  • De cócoras ou semi-sentada (costas apoiadas). Conforme minha vontade na hora.
  • Aceito outras sugestões caso as posições acima não funcionem.
  • Prefiro fazer força só durante as contrações, quando eu sentir vontade, em vez de ser guiada. Gostaria de um ambiente especialmente calmo nesta hora. ( aprendi em minhas pesquisas que fazer força para o bebê sair, além de doer muuuuito, ainda corre o risco de machucar bastante o períneo)
  • Não vou tolerar que minha barriga seja empurrada para baixo.
  • Episiotomia: prefiro não ter. Para prevenir laceração gostaria que o períneo fosse amparado na fase da expulsão, além da aplicação de compressas quentes e massagem com óleo fornecido pela doula. (Esses são alguns dos truques que as japonesas lá no Japão usam pra proteger o períeno)
  • Gostaria de ter a bebê imediatamente colocada em meu colo e se houver necessidade de succionar as vias respiratórias, prefiro que o profissional faça enquanto a bebê estiver comigo. ( nem pensar em  tira- la de perto da mim. O tempo que ela  ficar comigo é super importante para ela terminar seu processo de maturidade com os hormônios que ainda são liberados nesse período)
  • O pai cortará o cordão umbilical, depois que parar de pulsar. ( com o cordão umbilical ainda pulsando ela recebe oxigênio e hormônios fundamentais pra esse momento e ainda tem a possibilidade de aprender a respirar o ar sem que isso lhe cause dor)

Após o parto
  • Aguardar a expulsão espontânea da placenta, sem manobras, tração ou massagens. Se possível com auxílio da amamentação. ( quando ela mamar a primeira vez, o meu útero terá contrações que expulsam a placenta de forma natural e segura)
  • Quero o bebê comigo o tempo todo, mesmo para exames e avaliação. ( para as avaliações que o pediatra faz nesse primeiro momento, não precisa que ela esteja longe de mim. Ele pode fazer com ela em meu colo. Ela  ficará muito mais calma assim, o que facilitará o trabalho dele)
  • Liberação para o apartamento o quanto antes com a bebê junto comigo.
  • Alta hospitalar o quanto antes.
 
 
Cuidados com o bebê
  • Administração de nitrato de prata ou antibióticos oftálmicos se necessário. ( alguns antibióticos podem ser necessários para ela em um primeiro momento, para evitar infecções)
  • Administração de injeção de vitamina K. ( o fígado dela ainda não está 100%, então pra evitar hemorragias é preciso também tomar uma injeção de vitamina K)
  • Quero fazer a amamentação sob livre demanda. ( ela poderá  mamar até estar saciada)
  • Em hipótese alguma, oferecer água glicosada, bicos ou qualquer outra coisa para a bebê. ( apenas leite materno nos primeiros 6 meses de vida)
  • Alojamento conjunto (com a bebê e com o pai) o tempo todo.
  • Gostaria que a bebê não tivesse retirado de seu corpo todo o vernix e que o primeiro banho fosse adiado. ( li que esse verniz é proteína pura e a pele do bebê absorve o restinho que ficar. Não precisa tomar um banho completo assim logo nasça)
  • Pediatra faz avaliação no nosso quarto. ( depois que estivermos no quarto, todos descansados e refeitos de tanta emoção, o pediatra pode entrar e fazer o resto dos exames)

Caso a cesárea seja necessária
  • Exijo o início natural do trabalho de parto antes de se resolver pela cesárea. ( em alguns casos  a cirurgia cesariana é mesmo necessária. Mas no meu caso é a última opção, isso se houver alguma emergência… e de qualquer forma, eu gostaria que o processo do parto comece naturalmente)
  • Quero a presença da doula e de meu marido na sala de parto.
  • Anestesia: Gostaria de ser consultada sobre as melhores opções conforme o caso.. ( gostaria de usar o direito de escolha que eu tenho. O anestesista diz as opções viáveis e suas consequências e eu escolho)
  • Após o nascimento, gostaria que colocassem a bebê sobre meu peito e que minhas mãos estejam livres para segura-la ( daí em diante, eu gostaria que todo o processo seja como se o parto tivesse sido natural. Assim é menos traumático pra nós duas)
  • Gostaria de permanecer com a bebê no contato pele a pele enquanto estiver na sala de cirurgia sendo costurada e enquanto o pediatra estiver examinando.
  • Também gostaria de amamentar o bebê e ter alojamento conjunto o quanto antes.

Agradecemos muito a toda equipe envolvida e a ajuda para tornar esse momento especial e tão importante para nós em um momento também feliz e tranquilo, como deve ser.

Local e data,

Assinatura dos pais

Este plano será mostrado para a nossa médica, a qual tirará algumas dúvidas, ajustaremos tudo o que for preciso e... "voilá" .

Até o próximo post - dica: iremos falar sobre doulas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário